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Zona de risco 2

Algum tempo atrás, escrevi uma coluna intitulada “Zona de risco” e para ilustrar mais esse tipo de situação onde saber a correta técnica de pilotagem e ter um bocado de sorte e ousadia fazem toda a diferença.

Estas fotos não têm boa resolução, mas mostram o apuro da dupla que estava fazendo tow-in (surf rebocado por jet ski) na Ilha de Páscoa. No caso, os surfistas de ondas grandes, Romeu Bruno e Luis Roberto Formiga, surfista e apresentador de um programa de esportes radicais na ESPN Brasil.

Após a integração entre “jet ski – surf – ondas” novos horizontes estão se abrindo para os que gostam de muita adrenalina e ondas grandes, com a descoberta de ondas em locais onde não se imaginava ser possível surfar. Aqui mesmo no sul do Brasil, foi recentemente surfada pela primeira vez um onda que quebra quando o mar está de ressaca na “laje de Jaguaruna” que fica localizada a 6 km da costa, e é muito semelhante a esse local das fotos, que é uma laje próximo a “Ilha de Páscoa” . É atualmente considerada a onda mais alta do Brasil. No ano passado, o surfista catarinense “De da Barra” rebocado pelo surfista WCT Paulo Moura, pegou uma onda de 10 metros!

A dificuldade de surfar e de pilotar o jet ski nestas condições é extrema, porque além da onda ser grande e potente, ela quebra bem em cima da laje de pedra, ou seja, se cair da prancha ou perder o jet, eles vão se arrebentar na pedra, por isso é preciso saber muito bem o que fazer nesta hora!

Confira as fotos:


“Roubada 1” - O piloto tem que resgatar o surfista antes que a onda o apanhe e ele seja jogado contra a laje. Nesse momento o surfista está embaixo da água tentando subir.


“Roubada 2” - O jet ski para em cima da pedra, e só voltará a andar quando a água cobrir a laje, mas repare no tamanho da “ “encrenca” que vem atrás”.


“Roubada 3” - A laje enche e o jet volta a andar, mas a onda quase engole o jet ski. Se o piloto perder o jet nessa situação, eles
serão arremessados contra a pedra.


“Roubada 4”: Na hora do resgate a espuma é tão intensa que o jet “cavita”, acelera, mas demora a sair do lugar, como um pneu de carro no piso molhado, por causa da grande quantidade de micro bolhas de ar causadas pela espuma. O surfista nesse local está com os pés na laje e se a onda que vem atrás apanhá-lo antes do jet de resgate, ele será lançado contra a laje.


Imagens autorizadas para divulgação: Luis Roberto Formiga.


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