ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


Solidariedade à Brasileira...

Durante o último Jet Waves que aconteceu no feriado de 7 de setembro passado na praia Brava em Itajaí – SC, aconteceu um fato muito interessante, que até então nunca havia acontecido no Brasil e nunca ouvi outro semelhante mundo afora!

Um jet simplesmente sumiu dentro d’água em frente a todo mundo!

Um piloto francês, Fred Revelle, alugou um jet para competir aqui na etapa brasileira, fato que ocorre em todas as etapas da Tour, Portugal, Espanha, França, USA e Brasil, mas esses aluguéis ou, às vezes empréstimos, tem um caráter de ajudar ao evento, ao esporte, e não lucro, dado os valores praticados em relação ao valor do equipamento, e não se faz contratos, etc... é tudo "meio de boca!!”

Jet ski, na teoria, se for original não afunda, mesmo se encher completamente de água, ele emborca, ou seja, uma parte sempre fica fora da água. No caso dos jets de andar em pé, como é o caso, a frente ou proa afunda e a popa fica para fora. O que faz o jet não afundar são os flutuantes que tem dentro do jet, isopor ou materiais parecidos.

Bom, os fatos que se sucederam foram impensáveis, uma grande coincidência de acontecimentos, como em um acidente aéreo, nunca é um foto isolado. Aconteceu que o francês caiu após um salto, recuperou o jet e tentou fazê-lo funcionar, mas sem que o mesmo correspondesse à expectativa. A equipe de resgate, que é composta por 2 jets e 6 homens, um minuto antes enfrentou problema em um dos jets de resgate e parou na praia, enquanto a outra rodeava o piloto francês pedindo para o mesmo abandonar o jet para que eles pudessem rebocá-lo antes que seguisse para a zona da arrebentação, que estava fortíssima com ondas de mais de 2 metros e muita correnteza.

O pessoal do resgate falava em português, e o piloto francês... “inglês nem pensar”, resultado, na hora que o resgate finalmente conseguiu segurar o jet quebrado, veio uma das maiores ondas do dia, virou o jet de resgate, jogou os ocupantes para todos os lados, e sumiu com o jet que estava tentando ser resgatado.

Procurou-se o jet logo após o sumiço e por várias horas e dias após, e nada dele aparecer! Literalmente sumiu! Mas se o casco era original, teoricamente não deveria afundar, então esse é o grande mistério que ficou para trás e só será desvendado se o mesmo aparecer um dia e se fizer uma perícia.

E a culpa? De quem é? Pois agora, o francês apesar de estar alugando o jet, e como tudo que aluga tem que devolver ou pagar deu um grande “balão” no dono, tirou o corpo fora, pagou somente o aluguel, disse que não tinha dinheiro e não iria pagar. Que o evento deveria ter seguro para os jets desaparecidos, (nenhum lugar do mundo tem) que a culpa era do resgate, (que já havia salvo o mesmo antes de tentar resgatar o jet) e por aí vai...o dono pediu para que ele pagasse pelo menos metade do valor, mas que nada!

Então entraram em campo os brasileiros, muitos que não tinham nada a ver com o ocorrido se mobilizaram para ajudar o amigo que ficou no prejuízo, foi dar uma força para o cidadão e tomou um balão!

Gostaria de deixar aqui um muito obrigado aos que estão ajudando de alguma forma o Toco (Salvador Tomirotti) a fazer um jet novo, nosso muito obrigado.

Gostaria de deixar aqui um muito obrigado aos que estão ajudando de alguma forma o Toco (Salvador Tomirotti) a fazer um jet novo, nosso muito obrigado.

Sergio Bueno XFT

Lynx Marine

ProNáutica jet ski

Leandro Vieira

Douglas Carvalho

Cristiano Magarão

By Dente

Renato Pinturas

Tchello

topo

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes