ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas



JET PILOT RACE GLOVE


 

 

 

 

 



Santa Catarina - Um estado inovador


Santa Catarina foi o primeiro estado a ter uma lei especifica de isenção para o esporte e a cultura. Nos últimos anos, foi exemplo para o país no que se refere a apoio ao esporte através de suas leis de incentivo e do Fundoesporte, e o estado foi protagonista de vários eventos , sendo estes de porte mundial, nacional, estadual e simplesmente um regional, a grande maioria teve o apoio de verba do governo.


Na parte náutica, foram inúmeros eventos de vela, motonáutica, surf, surf tow-in, wind surf, kite surf, jet ski, pesca, mergulho, sem falar do apôio as feiras náuticas e festas típicas voltadas ao mar onde foram aplicadas verbas oriundas das leis estaduais de incentivos ao Esporte, Cultura, Turismo e Responsabilidade Social de Santa Catarina leis nº 13.334/06 e 13.336/06 permite que as empresas descontem até 11% do ICMS para investir em eventos pré-aprovados pelo órgão gestor.

De cargos já entregues e dever cumprido, o ex-governador Luis Henrique da Silveira e o ex secretario de cultura e esportes Gilmar Knaesel foram os que conduziram essa maratona de esportes que se fez presente durante as últimas 2 gestões dos mesmos.

Vários estados possuem leis semelhantes, escrevo no intuito também de que esses estados apóiem mais o esporte como SC o faz, mas o que acontece é que não são conhecidas ou a burocracia é tão grande que a torna inviável para a maioria dos “pobres mortais”. Em Santa Catarina, os mesmo tem que ser propostos por uma federação, associação ou similar, então analisados por um júri técnico.

No meu caso, organizo a etapa brasileira do mundial de jet ski em ondas, o Jet Waves World Championship, que este ano vai para a 12ª edição consecutiva. Sómente 2 mundiais são disputados nas Américas, alem do evento brasileiro acontece nos Estados Unidos o mundial de águas em águas paradas. Desde de 2005 que o evento conta com o apoio do da lei, sem a qual, sómente com verba corporativa, não seria possível este evento, me arrisco a dizer que 2/3 dos eventos do setor náutico não aconteceriam.

A etapa brasileira está marcada para 29, 30, 31 de outubro, em Piçarras - SC e novamente contará com os melhores pilotos do mundo da modalidade. O mesmo cresce a cada ano e novamente promete inovar tanto na parte técnica dos atletas como no formato e atrações.

O esporte também vai muito bem, apesar de ser um esporte novo, o Freeride ou Jet Waves como é conhecido está passando por um revolução, além de ser cada vez mais praticado, está se expandindo para vários outros paises. A cinco anos atrás você teria somente duas opções de jets em pé para andar ou competir, e agora na abetura do mundial na França no início de maio, haviam 6 diferentes jets fabricados em diferentes países. No Brasil hoje temos três fabricantes de casco, outros tantos de peças especiais e que além de desenvolverem seus próprios produtos vendem no mercado nacional e exportam a maior parte de suas produções.

Jovens pilotos também tem aparecido no esporte em todos os países onde o mesmo é praticado, o que é muito saudável para o esporte, que todos os anos tem seu regulamento revisto no sentido de melhorar. Este ano houveram modificações nas categorias, antes divididas em jets tipo em “pé” e "sentados". Os jets em “ pé” estão em alta nas competições. Já os sentados, quase não são mais utilizados e agora são divididos em "pequenos" e "grandes", independendo de ter banco ou guidão fixo ou móvel.. Essa alteração no regulamento irá com certeza trazer um novo tipo de casco para o esporte, que será um misto do que existe hoje.

 


O governador Luis Henrique da Silveira, Tchello Brandão e Luis, represente de Portugal na Federação Internacional

 

Sds

Tchello Brandão.

 

 

Tchello Brandão
Diretor/Proprietario Loja & Marina: ProNáutica
Presidente da IFWA ( International FreeRide WaterCraft Association)
Presidente da FER ( Federação de Esportes Radicais)
Colunista Revista Náutica
Organigador do Mundial de Jet Waves

topo

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes