ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


Os novos pilotos atacam novamente!


>  29/05/2011


Estive a semana passada e pela segunda vez presente ao Mormaii Tow-in - In Memory of Zeca Scheffer, o mais importante evento da modalidade no país. Assim como em 2007 quando aconteceu a primeira edição, o evento reuniu os principais atletas do país, na Laje do Campo Bom, conhecida pelos surfistas como a Laje da Jaguá, que fica localizada no município de Jaguaruna –SC, a 6 km da praia, e nesse final de semana quebraram ondas de mais de 6 metros de altura.

Mais uma vez a dupla Carlos Burle e Eraldo Gueiros se sagrou vencedora seguida novamente pela dupla Pato e Yuri Sobre, mas desta vez a coisa se inverteu.

No evento anterior Burle com uma pilotagem fantástica havia colocado Eraldo na melhor onda do dia, o que dessa vez foi retribuído pelo companheiro.

Claro que a pontuação é baseada na onda surfada, mas se o piloto não for bom para identificar a onda e o local certo para colocar o companheiro, o que surfa fica “vendido” , a mercê do piloto.

No evento passado escrevi uma coluna que se chamava “Os novos pilotos” me referindo a turma do surf, que não estava muito familiarizada com a pilotagem de jet ski e onde a grande maioria se arriscava mais na raça do que na técnica, mas 5 anos se passaram e a coisa mudou, com a maioria das pilotos muito consciente do que estavam fazendo, tanto no que refere a colocação do parceiro na onda, mas também na precisão do resgate após a onda, onde o piloto tem que ser muito preciso, pois na maioria das vezes só tem uma chance para o resgate e se errar e tiver que sair sem realizar o resgate, o companheiro ficará tomando a próxima série na “cabeça” o que não é nada agradável na laje, pois quando a onda suga a água antes de quebrar, sobra apenas alguns centímetros de água, ou seja, quem ficar por ali pode fácilmente ser arremessado de encontro contra a pedra com uma força brutal.

A pontuação entre as 5 primeiras dupla foi muito próxima. Burle venceu com um tudo avassalador que fez toda a diferença. Destaque também para a surfista Maya Gabeira, uma representante feminina na competição, e que além de surfar muito bem, também pilotou com maestria para surpresa dos que não a conheciam.

O evento esse ano, bem melhor organizado do que o anterior, contou com a presença de equipe de resgate em tempo integral na água, e teve a inédita estréia da Capitania dos Portos a bordo de seus jet skis Yamaha SHO recém adquiridos, apoiando e fiscalizando o evento de perto, "in loco", no meio dos atletas. Organizo eventos de jet ski no país há 20 anos e essa foi inédita, parabéns a Capitania que ao meu ver evoluiu e agora faz parte do clube do jet, que eles anteriormente só vistoriavam, e agora estão ficando mais íntimos! Espero que isso ajude a evoluir o tema jet ski perante a arcaica legislação que rege a modalidade.

Em julho deste ano (2011), teremos na praia de Maresias –SP, além da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Jet Waves, uma inédita competição de Sling Shot, onde o jet ski “estilinga” o surfista de encontro a onda e o mesmo terá que realizar manobras aéreas, saltar com a prancha e realizar manobras. Esse tipo de surf , o sling shot ou tow at, como também é conhecido, é praticado como diversão, mas agora terá a primeira competição oficial, com regulamento próprio.

Essa semana embarco para a França onde dia 3 de junho terá início em Motalivet, o mundial de Jet Waves, com a participação de atletas de mais de 15 países.

Na próxima coluna trarei as novidades de lá. A segunda etapa será nos USA em setembro, e grande final do mundial em outubro no Brasil, 22 à 24 em Piçarras – SC.

Até!

 

topo

 

 

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes