ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello


::: Colunas do Tchello :::

leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


 


Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!



>  11/06/2012

 

O retorno da etapa de Portugal marcou o início da oitava edição do IFWA – Freeride World Championship, evento que aconteceu nos dias vinte e seis e vinte e sete de maio, na linda cidade de Sintra, ao norte de Lisboa.


Organizado pela Federação Portuguesa de Jet Ski, teve como destaque, além da hospitalidade dos anfitriões, boas ondas, boa organização, novas equipes e pilotos. Entre eles, um bem conhecido: cinco vezes campeão e roubando a cena novamente no lugar mais alto do pódio, o francês Pierre Maixent venceu a final sobre o brasileiro Tiago Geitens, numa disputa eletrizante.

O piloto gaúcho foi um dos destaques da rodada, deixando para trás nomes de peso e iniciando muito bem o campeonato, com chances reais de pensar no título. A melhor classificação de um brasileiro no mundial foi o vice-campeonato de Ivo Sehn em 2005. O baiano Bruno Jacob também teve uma boa performance, terminando na quinta colocação.

André Martins, de Santa Catarina, também participou do evento, se destacando no surf, onde teve ótimo desempenho nas ondas de um metro e meio a dois metros que rolaram por lá.

Na terceira colocação ficou o norte americano Zack Bright, e em quarto lugar, completando o pódio, o sul africano Jake Montadon. O australiano Nick Barton, forte candidato ao título, acabou não indo bem na competição, mas levou o “Best Jump” disputa que acontece em paralelo ao evento principal.

Durante a semana seguinte os pilotos brasileiros escolheram para os treinos a cidade francesa de Hossegor, próxima a Montalivet, juntamente com as outras equipes. Montalivet foi a cidade sede da 13ª edição do Jet Jump, realizada no final de semana dos dias dois e três de junho. Esta etapa clássica realizada na frança teve cerca de cinquenta inscritos e contou pontos para o Mundial e para campeonato Francês.

Lá estavam reunidos todos os melhores “freerider”. Alguns estiveram na abertura em Portugal, além de uma nova geração e veteranos do esporte ávidos pelo início da competição e para conquistar o evento mais importante de ondas da Europa.

Na sexta feira a falta de ondas preocupava a organização, mas no sábado uma ondulação de meio metro entrou com a maré enchente e possibilitou a realização das classificatórias.

O dia foi longo. Após um pequeno atraso por problemas técnicos foram disputadas trinta e seis baterias até cerca das 19:00 horas, o que é possível já que por lá, nessa época do ano, o pôr do sol é por volta das 21:30h. No fim do dia saíram os vinte competidores que disputariam a chave principal, realizada domingo.

O dia de domingo amanheceu com sol e ondas melhores, com cerca um metro na primeira série, aumentando para um metro e meio no durante o dia, o que motivou a todos. Ao final da manhã um bom público já enchia a praia onde estavam sendo disputadas as oitavas de final. Dois brasileiros avançaram até as quartas finais, ficando ambos na 5a colocação. Bruno perdeu para Jake Montadon e Tiago para o australiano Nick Barton, grande destaque da etapa francesa, já venceu a etapa batendo na final o francês Pierre Maixent, competindo em casa. Jake terminou em terceiro, e levou o “Best Jump”. Zack Bright completou o pódio em quarto lugar.

O Campeonato segue para a próxima etapa nos dias sete e oito de setembro nos Estados Unidos, em Pacific City, Oregon, onde será disputado o Blowsion Surf Slan. O encerramento acontece em Outubro com a 13a edição do Jet Waves World Championship, no Brasil.

Pierre é líder com quarenta e três pontos, seguido de Nick Barton com trinta e cinco e de Tiago Geitens, Zack Bright, e Jake Montadon empatados em terceiro lugar com trinta e quatro pontos.


Confira os resultados e fotos em www.ifwa.com.br e no Facebook:
http://www.facebook.com/pages/IFWA-International-FreeRide-WaterCraft-Association/209586175721234


Até a próxima etapa!

Tchello Brandão

 


 

topo

 

 

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes