
|
Roubo de jet ski, o
que fazer?
O
grande aumento no número de roubos de jet ski
ultimamente tem chamado a atenção aqui
em Santa Catarina, somente do verão até hoje,
eu fiquei sabendo de uns 20 casos diferentes, inclusive o
meu, e a quase totalidade desses roubos concentra-se na região
litorânea do estado. Na cidade de Piçarras já
tivemos inúmeros casos, é só ter competição
na cidade que, barbada, alguém voltará para
casa sem seu jet.
Meu
objetivo ao escrever esta matéria, é alertar
a todos, proprietários, autoridades e veículos
de comunicação a respeito do que vem ocorrendo,
particularmente aqui no litoral do estado, e depois de ter
conversado com várias pessoas que foram roubadas, na
minha opinião está mais que evidente que há
uma quadrilha bem estruturada agindo no Estado de Santa Catarina.
Aí
perguntamos, para onde vão esses jets? O
que é feito com eles?
O
que pude observar, é que não há uma categoria
específica, são roubados tanto jets novos quanto
os mais antigos. Eu, como proprietário de uma loja
de jet, bem como vários outros colegas com quem tive
oportunidade de conversar sobre esse assunto, não acreditamos
que os jets são desmanchados e vendidos em peças,
porque se isso tivesse acontecendo haveria uma super oferta
de peças usadas no mercado, relativa aos jets que foram
roubados, o que não acontece.
Pois
bem, então para onde vão? As outras possibilidades
são de ficarem rodando no interior e em outros estados
onde não há fiscalização, rios,
lagos, fazendas, ou é feito um novo documento e o jet
é novamente vendido no mercado, e para tal é
preciso da conivência de pessoas ligadas aos órgãos
competentes. Em contato com a Capitania dos Portos de Florianópolis,
fui informado que agora já existe um cadastro
nacional, e que se um número de motor ou número
de série como a capitania se refere, for inserido em
outra agência não será possível
registrá-lo. Até algum tempo atrás esse
sistema não existia, ou seja, as Capitanias não
eram interligadas e podia-se registrar o mesmo número
em mais de uma. Portanto, se você teve sua embarcação
roubada não basta apenas dar queixa na delegacia e
fazer o boletim de ocorrência, é preciso
também informar a Capitania dos Portos mais próxima
para essa incluir os dados no cadastro nacional.
Quase
todos do meio náutico provavelmente já escutaram
falar que alguém fez documento de um barco ou jet que
não tinha papel nenhum, assim claro como também
são esquentados carros nos Detrans,
que é um procedimento mais complexo.
No caso dos jets a identificação é muito
frágil, no caso do número do motor dos Yamaha
é apenas um adesivo, e dos Sea Doo uma plaquinha de
alumínio super frágil. Se pararmos para observar,
a maioria dos jets com mais de 4 anos, principalmente os que
andam em água salgada, já perderam essa identificação,
e quanto ao número de identificação do
casco, aquela plaquetinha de plástico, além
ser frágil pode facilmente ser falsificada.
Sabemos
que não existe um sistema perfeito de identificação
à prova de fraudes, e também que os agentes
e policias não são peritos para saberem se a
identificação é verdadeira ou não,
mas gostaria de deixar uma sugestão:
quando um jet ou mesmo barco for registrado ou mudar de dono
seja obrigatório que passe por uma inspeção
para verificação, não somente quanto
à procedência, mas também quanto aos itens
de segurança, a exemplo dos carros, motos etc..
Roubo
sempre vai existir, e não é culpa nem da Marinha
nem da polícia e sim um problema social, mas ficar
de braços cruzados não adianta. A implantação
de uma medida como a que recomendei acima, qual seja, a de
que em todas as operações de vendas de embarcações
novas e usadas seja obrigatório uma vistoria na Capitania
dos Portos, demandaria mudanças na estrutura da Capitania.
Apesar disso, é urgente iniciarmos um diálogo
com as autoridades sobre o tema para chegarmos a uma conclusão
se é viável e se teria resultados positivos
ou não!
Bem,
de momento o que pode ser feito é não “dar
mole” com o jet e colaborar com as autoridades sobre
qualquer informação, além de também
cobrar uma maior eficácia das mesmas.
Marcelo
"Tchello" Brandão
topo
|
Passeios Floripa |
 |
Passeios, a nova moda entre os jet skiers… |
 |
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp |
 |
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do
jet ski, às sugestões para alteração da Norman,
com a regulamentação de vários esportes náuticos
no Brasil |
 |
Riding in Lake Tahoe ! |
 |
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório! |
 |
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa! |
 |
Em Defesa do jet ski |
 |
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação
do verão! |
 |
O “mercado” de jets roubados só aumenta! |
 |
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica
brasileira |
 |
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato
Mundial |
 |
Os novos pilotos atacam novamente! |
 |
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011 |
 |
Passeios mais longos, a onda do verão! |
 |
Santa Catarina - Um estado inovador |
 |
Você
já tem o Arrais, mas sabe navegar?? |
 |
Jet-ski,
vilão ou herói! |
 |
Dicas
de como manter seu equipamento |
 |
Jet
Waves 10 - a história de um campeonato |
 |
Dicas
para comprar um Jet Ski usado |
 |
Solidariedade
a brasileira ... |
 |
Competição
: é hora de rever a legislação !!! |
 |
A primeira vez...! |
 |
E o mercado vai bem,
obrigado! |
 |
Como é
um jet de freeride? |
 |
Novos pilotos
- 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in |
 |
Zona de risco |
 |
Zona
de risco - 2 |
 |
Sling
Waves, o jet ski unindo 2 tribos! |
 |
A senadora e o jet ski |
 |
O
verão vem aí e os velhos problemas também!!! |
 |
E
o Freeride conquista o mundo !! |
 |
História
de um jet ski |
 |
A explosão
do Tow-in |
 |
1º
IFWA Freeride World Campionship Tour |
 |
As
leis que deveriam mudar!!! |
 |
Uma
história evolutiva dos PWC |
 |
A
Chave corta-corrente |
 |
O
futuro do Freeride está nas mãos do Brasil |
 |
Roubo
de Jet Ski, o que fazer? |
 |
Regulamentação
do Tow-in |
 |
Entrevista
- Tchello |
 |
Defesa
do Jet Ski |
 |
Jet
Waves - Motocross ou Surf !!! |
 |
E os
4 tempos vem aí ! |
 |
Um novo
conceito em Jet Ski Park |
 |
E o verão
está aí ! |
 |
Expedição
Free Load - Jet Pilot em SC |
 |
Protesto
!!!!!!!!!!!!!! |
 |
O Jet
como divisor de classes sociais |
 |
O inverno
chegou |
 |
Verão
sem acidentes |
 |
|