ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


Tchello comenta em nova coluna a abertura do Campeonato Mundial de Freeride 2009


>  18/05/2009



Marcelo "Tchello" Brandão, Presidente da International Freeride Watercraft Association (IFWA), comenta em nova coluna abaixo sua viagem para a abertura do Mundial de Freeride 2009


Aconteceu na França, nos dias 2 e 3 de maio a abertura do Campeonato Mundial de Freeride 2009 - Jet Jump. A tradicional competição chega à sua 11ª edição cada vez melhor, com mais pilotos, mais mídia, estrutura aumentada e o mais importante, pelo 5º ano consecutivo com altas ondas!!

Como o nível dos atletas está cada vez mais alto, manobras novas foram apresentadas, como a do italiano Federico Bufacchi - seu jet quebrou na final disputada com o americano -, que inovou com manobras como um ''Bull Dog - Back Flip'' e outras variações...

Na ausência de alguns veteranos renomados que estão se aposentando, a abertura do mundial este ano teve como a marca principal os novos pilotos, como, por exemplo, os ingleses. Há dois anos atrás não havia nenhum competindo, este ano estavam num grupo de 16, que ficaram por uma semana lá “freeriding” em Montalivet.

O evento foi vencido pelo norte-americano Ross Champion, atual campeão mundial, que teve uma apresentação irretocável, e pode se exibir mais relaxado, já que seu arqui-rival, o francês Pierre Maixent quebrou o pé treinando cinco dias antes do evento. Na segunda colocação ficou o italiano Federico Bufacchi, em terceiro o alemão Mark Sikerling e em quarto, considerado a revelação do evento, o francês Maxin Baroero.

Uma das coisas que mais gosto quando vou a esse evento, é o fato de Montalivet ficar na região de Bordeaux, e o vinho daquela região dispensa apresentação. Nos últimos 5 anos que tenho ido ao evento, como se fosse um ritual, não fazemos o percurso Bordaux-Montalivet pela auto estrada, o que levaria apenas uma hora; levamos até 8 horas para chegar lá indo por uma pequena estrada que margina o rio Bordeaux e passa por vários vinhedos e castelos, como os famosos Chateau Margaux e Rottschild .....ou seja, não tem como não dar uma paradinha para degustar essas delicias em seu local de origem!

Montalivet é uma cidade muito pequena de veraneio, que fica a cerca de 90 km de Biarritz, onde centenas de motor home a invadem nos meses de agosto e setembro, mas fora da temporada essa pequena vila não tem vida noturna, Então no sábado à noite a festa oficial do evento é realizada numa grande tenda na praia, onde é claro que a bebida oficial é o vinho. Só que o curioso para nós que achamos que em Bordeaux só se toma vinho “de ponta” em taça de cristal, nas festas populares locais o vinho vem numa caixa de papelão com uma torneirinha para servir num copinho plástico!

Quem me fez essa observação foi um amigo americano, que indignado frisou o fato: vir para Bordeaux para tomar vinho na caixa de papelão e no copo plástico é demais, é o cúmulo para mim!.... Claro que esse fato virou a chacota dos estrangeiros presentes, mas como os locais não estavam nem ai para o fato... a festa foi um sucesso como sempre... hehehe.

Pena foi o cancelamento da etapa na Espanha três semanas antes, a crise pegou por lá, mas como já estava com a passagem emitida aproveitei para ir a Barcelona assistir o GP de Formula 1. Ao ver o Rubinho na ponta na primeira volta fiquei empolgado e achei que aquele seria o “dia”, mas que nada, só para variar chegou em segundo!
A próxima etapa acontece no Oregon – EUA nos dias 13/14 de setembro, o local normalmente tem altas ondas e é belíssimo, com certeza será um ótimo evento!



Veja as fotos da etapa européia no link:

http://www.pronautica.com.br/Photo_Gallery/ifwa_2009_france/index.htm

 


Tchello na frente das placas com as chaves das baterias do Jet Jump 2009

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes