ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


A explosão do Tow-in

Há mais ou menos 5 anos atrás, em conversa com um diretor de uma marca fabricante de jet ski disse a ele que em mais alguns anos eles estariam anunciando seus produtos, além de nas revistas voltadas para o mercado náutico, também nas revistas de surf, o que já está acontecendo no exterior e é questão de tempo para a moda chegar por aqui.

Acontece que cada vez mais surfistas estão adquirindo jets para praticar o Tow-In, que significa, em inglês, "puxar para dentro", no caso para dentro da onda o surfista que está sendo rebocado.

Esse esporte nasceu na década de 90 no Hawaí, e é claro que como tudo que envolve jet ski é polêmico!

A comunidade do surf está dividida em 2 grupos, ou melhor em 3!
1 -Os que tem um jet e praticam. 2 - Os que não tem jet e não gostam e são contra. 3 - Os que não tem jet por não ter grana para comprar por isso dizem que não gostam e são contra, mas se você der um jet a eles mudam de opinião na mesma hora!

Em minha opinião o Tow-in está para o surf, assim como a cadeirinha que leva o esquiador para cima da montanha, há 50 anos atrás todo mundo subia a pé, hoje não mais, no surf acontece mais ou menos isso, guardadas as devidas proporções, porque pilotar um jet em condições extremas é um pouco mais radical que subir na cadeirinha da montanha!!hehe!!

Agora os surfistas estão descobrindo que o jet pode possibilitar novos horizontes ao surf, uma vez que o surfista entra na onda antes do tempo normal (comparado ao surf remado) e desfruta mais tempo na onda, com mais velocidade, possibilitando novas manobras.

Já existe no Brasil uma Federação Brasileira de Tow-in que está começando a criar normas para o esporte, o que a meu ver é urgente, para que não haja atropelamentos nas praias e, para que o jet ski não acabe como o “vilão da história” por imprudência de alguns.

Já ouvi vários comentários no meio de pessoas que nunca pilotaram um jet do tipo “jet é muito fácil, tiro de letra!” Pode até ser, mas pilotar em uma lagoa é uma coisa, nas ondas é outra! Além de estar atento com a ondulação, tem o agravante do cabo que está sendo rebocado, e não pode enrolar na hélice nem enforcar o passageiro ou outra pessoa na água no momento do resgate, e o piloto tem que ser preciso nessa hora, ou pode colocar a dupla em um situação perigosa. Portanto, não é fácil assim, é preciso treinamento com quem entende do assunto antes de se aventurar!

Por parte do jet ski, algum acessórios são recomendados para melhorar a performance e ajudar a evitar “roubadas”!

Nesse caso, o primeiro item da lista é a hélice, existem modelos modernos desenhados para não “cavitar” ( é quando você acelera, mas o jet não anda na espuma, fica patinando ) possibilitando transmitir melhor a poêencia do motor para a água. Nos casos de jet modelos básicos, com menos potência, existe a possibilidade de colocar um modelo de passe mais curto para melhorar a arrancada.

Em seguida viria uma bomba de porão elétrica, similar a usada em lancha, para quando o jet virar e encher de água você poder desvirá-lo e tirar a água para tentar colocá-lo em funcionamento.

Aí entra o terceiro acessório: um Primer Kit, que é uma pequena bombinha manual, que também faz a função do afogador, que puxa gasolina do tanque e injeta direto na carburação, assim se houver um pouco de água dentro do motor tem se uma chance maior de colocá-lo em funcionamento.

A instalação de um piso antiderrapante tipo “Astro-deck” também é muito recomendável, uma vez que os pisos originais não travam tanto os pés descalços, e alguns modelos vem sem piso.

Travar o capô dianteiro e o banco para que não sumam em caso de uma “vaca” é uma ótima precaução, porque além de serem peças bem caras, se perder alguma delas e o jet virar, certamente irá emborcar.

Procure usar um “Sled” (prancha de reboque) proporcional ao tamanho de seu jet, e um cabo de reboque específico para o tow-in, que seja grosso para não entrar facilmente na turbina, de cor clara e boiar para ser facilmente identificado.

É isso aí, lembre sempre que andar com jet nas ondas só é permitido oficialmente em locais autorizados, se não for seu caso procure um local isolado longe de pessoas, use colete salva-vidas e chave corta-corrente sempre presa ao corpo do piloto.

Até a próxima,

tchello@pronautica.com.br

Marcelo (Tchello) Brandão

Na foto abaixo, o piloto coloca o surfista na onda, e depois o acompanha para resgatá-lo.

Foto autorizada para publicação: Eduardo Shultz

topo

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes