Na coluna retrasada dei algumas
dicas de como comprar um jet usado, agora vou dar umas dicas
de como manter seu equipamento.
Bom, quanto a manutenção básica, no
caso de jets novos o mais recomendado é seguir o
manual, mas no caso de jets usados mais rodados, cuidado,
paciência e bom senso aumentam a vida útil
do equipamento e evitam problemas “bobos”.
No caso dos motores de 4 tempos, a troca do óleo
e filtro de acordo com a especificação do
manual são essenciais, é sem duvida o item
mais importante. Já nos motores de 2 tempos usar
um óleo de boa qualidade e na especificação
correta - um erro muito comum que sempre vejo acontecer,
é por exemplo no caso do Sea Doo, as pessoas colocam
óleo náuticos, tipo “TCW”, que
é o óleo indicado para a linha Yamaha e Kawasaki,
sendo que os Sea Doo usam óleos de classificação
de motos, tipo API-TC e derivados.
Nosso maior problema no Brasil em meu ponto de vista é
o combustível, que aqui em nosso país é
um coquetel de surpresas, alem do álcool, solventes,
água e outros são adicionados, e nunca temos
certeza do que estamos colocando no tanque, é uma
verdadeira loteria, e uma das causas de quebra dos equipamentos.
O combustível de má qualidade pode desde fazer
o motor falhar como até quebrá-lo.
Os jet com injeção eletrônica e seu
derivados, são menos sensíveis a combustíveis
ruim, porque além do sistema se auto ajustar, os
componentes como bicos injetores são de inox, menos
suscetíveis ao álcool e outros produtos químicos.
No caso dos jets com carburadores, o cuidado deve ser maior,
porque os mesmos entopem com mais facilidade, por não
terem a pressão que é provocada pelo sistema
de injeção eletrônica, e qualquer “gosminha”
produzido pelo álcool já os entope.
Esse espécie de “gosma” ou “borra”
como alguns chamam, é causada quando o combustível
fica algum tempo parado, começa a ficar velho dentro
do tanque e carburador causando o entupimento dos “giclês”
. Com o carburador entupido, o motor não é
alimentado corretamente e pode sofrer danos por falta de
combustível, pode superaquecer e travar e simplesmente
não funcionar.
Portanto, olho no combustível, se tiver parado á
mais de 2 meses no tanque o ideal é trocar esse combustível
por um novo. Se o jet falhar, não insista, ele não
ficará bom sozinho, mas a insistência pode
fazer um problema simples como a limpeza do carburador virar
uma quebra de motor muito mais cara e complicada de reparar.
Outra dica é não deixar o equipamento sem
funcionar por muito tempo, o ideal que a cada 15 dias o
motor funcione, mesmo que por 1 minuto, isso irá
diminuir o problema do combustível parado, e evitar
que as peças internas enferrujem, que é outra
causa de quebra dos motores.
Falando em ferrugem, o ponto crucial para a uma longa vida
do equipamento é a lavagem após uso, para
quem utiliza em águas salgada ou salobra. Lavar o
motor com água doce após uso irá evitar
que ele enferruje por dentro, e venha a quebrar. No motores
de 2 tempos são mais suscetíveis a essa ferrugem
interna nas peças, porque ao contrário dos
4 tempos, as peças internas não ficam banhadas
no óleo, ele apenas circula junto com o combustível
quando o motor está em funcionamento.
Algumas lojas orientam os clientes compradores dos jets
Sea Doo que o mesmo possui sistema selado de refrigeração
e não precisa ser adoçado após o uso,
mentira, o sistema é selado sim, mas só a
parte do cilindro e cabeçote, se não adoçá-lo
após o uso o outros componentes onde a água
salgada circula, como sistema de escapamento completo irá
apodrecer....portanto, adoce seu Sea Doo após o uso,
porque as peças de reposição não
são nada baratas!
Outro dica é para não fazer como algumas
pessoas que fecham a torneira de combustível e funcionam
o motor até ele apagar, isso é muito errado,
porque além de não secar por completo o carburador,
você seca o motor por dentro, e assim ficará
muito mais exposto a ferrugem. O correto é após
lavar o motor, deixar o mesmo funcionar por 30 segundos
na marcha lenta antes de desligar, para ele ficar mais unido
por dentro diminuindo assim a chance de enferrujar... não
esqueça de também lavar a turbina e motor
por fora, evite colocar água com pressão nas
partes elétricas e direcionar o jato de água
no filtro de ar.
Após a lavagem, o ideal é deixar o banco
aberto para o jet secar por dentro, caso contrário
se colocar o banco e fechar com água ainda dentro,
o compartimento não ira secar o motor ficará
“suando” o que provoca oxidação
das peças internas e externas...
Depois de seco, aplicar óleo tipo “spray”
anti-oxidante nas parte metálicas, ou vaselina em
spray, a vantagem da segunda é que não ataca
as peças de borracha.
Bom o texto já está longo e técnico
demais, hehehhehe, na próxima darei dica de como
transportar e armazenar seu equipamento para períodos
mais longos.
Abraços
Tchello