Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Voltando ao tema da carteira para
conduzir jet ski, andei falando com algumas autoridades sobre
o que pode ser feito para melhorar de imediato e aprimorar o aprendizado
da pessoa que se habilita para a carteira de Arrais Amador ou
superior.
O que acontece na prática é que hoje você
faz o exame na Capitania dos Portos, sai com sua habilitação,
mas não tem nem idéia de como ligar um jet, muito
menos como andar ou dirigi-lo!
Eu pessoalmente acho prioridade que o exame para conduzir barcos
e jet skis seja não só teórico, mas prático
também, como para todos os outros tipos de veículos
existentes, carros, motos, caminhões, trens, aviões
etc...
A maioria das autoridades com quem conversei concorda que o exame
é fraco, concordam que o mesmo deveria ser mais abrangente
e prático também. No caso do jet ski nem mesmo é
citado no exame!! Como pode uma pessoa ser autorizada a dirigir
um veículo dessa forma??
Que diferença então faz ser habilitado ou não?
Claro, a não ser estar dentro da lei! Lei?
Até no caso dos barcos, no exame se aprende que não
se fala lado direito ou esquerdo do barco, na frente ou atrás,
e sim bombordo e estibordo, proa ou popa, que corda se chama cabo...que
para entrar num porto se ouve tantos apitos, perdão silvos....
Mas onde se aprende como ancorar com segurança, onde se
aprende que se você estiver navegando com uma lancha de
proa aberta num mar mexido, tem que se tomar cuidado para não
mergulhar a proa na onda seguinte, porque a lancha pode encher
de água e afundar...como dar ré, a maioria não
tem nem idéia da reação de uma lancha quando
tiver que engatar a ré!!
Minha intenção não é criticar a Capitania
dos Portos, mas sim alertar para esse fato. Concordo como me disseram
algumas autoridades que não há verba para fazer
testes práticos, que precisaria de uma infra-estrutura
maior, mas acho que é possível terceirizar esse
processo como nos carros e motos, com lanchas e jet escolas, que
estariam sobre a fiscalização da Capitania.
Bom, já que isso está longe de acontecer, uma coisa
que poderia ser feita para se melhorar a qualidade do exame seria
alteração do conteúdo das apostilas e provas,
e inclusão de tópicos que acontecem na prática
de que quem vai dirigir uma lancha ou jet ski.
Deixo aqui algumas sugestões que devidamente respondidas
podem ajudar a preparar melhor os futuros navegantes!
- Como o jet ski tem direção ou muda de trajetória?
- Como se dirige?
- Para que serve a chave corta corrente de segurança? Devo
sempre usá-la?
- Quais os equipamentos obrigatórios que tenho que usar?
E os não obrigatórios, mas importantes?
- Como liga?
- Tem ré?
- Jet ski afunda?
- O jet faz curva se você parar de acelerar?
- O que fazer se o jet virar?
O que fazer se o jet encher de água?
Posso entrar com jet na areia, ou tenho que para antes?
Como sair e entrar na praia ou local com banhistas sem causar
pânico ou colocar pessoas em perigo?
- Quem pode pilotar?
- Posso ancorar como uma lancha?
- O que acontece se a turbina sugar um objeto (saco plástico,
cabo, pedaço de madeira etc..)
Qual a velocidade máxima que posso andar no mar? E numa
lagoa ou lago?
- Posso navegar à noite?
- Qual a distância de segurança que devo manter de
uma embarcação ao meu lado, e à minha frente?
- Qual o procedimento a tomar ao passar por ondas que arrebentam
ou estouram?
- Como empurrar o jet do seco para a água?
Bom, é isso....melhorar a
qualidade do aprendizado acho importantíssimo porque tratam-se
de vidas, e quando acontece um acidente fatal ficam todos perguntando
o por quê....
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