ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


Mundial de Freeride - 2º Ano da Tour internacional, sucesso total!

O mundial em seu 2º ano de existência, se consagra como um dos maiores eventos de jet ski do mundo. A tour começou em Peniche, Portugal nos dias 21, 22 e 23 de abril, cidade histórica do século 16 que viu o brasileiro Alessander Lenzi vencer na principal categoria, a Stand-up. O outro brasileiro na competição Xan Sampaio terminou em 7º em sua estréia no mundial. Na categoria Sit-down o vencedor foi o Sul Africano James Visser. O evento teve boas ondas e foi muito bem organizado pelo vice-presidente da IFWA Sr. Luis Fragoso e seus sócios, José M. dos Anjos e Orlando Ganhão.

A segunda etapa aconteceu em Zarauts, no norte da Espanha, no país Basco, cidade que é considerada a “Mônaco”do freeride, pelo seu ar e arquitetura européia. Aproveitamos para fazer uma visita ao museu Guguenheim, em Bilbao, afinal acompanhar a tour também é cultura.

Lá o Italiano Federico Bufacchi foi quem levou a melhor, o evento não contou com ondas grandes e isso foi um prato cheio para os pilotos que vem da escola do freestyle como ele. Lenzi não pode participar, e Xan terminou em 6º. Na categoria Sit-down desta vez foi o Frances Pierre Maxient que levou a melhor e venceu a etapa, que teve publico recorde de mais de 30.000 pessoas.

Após a Espanha, foi a vez da França sediar a 3º etapa da Tour, que aconteceu nos dias 06 e 07 de maio em Montelivet, região de Bordeaux. Lá antes de mais nada fomos aos “chateux” degustar os excelentes vinhos da região; para ter uma idéia, para fazer os 90km entre Bordeaux e Montelivet demoramos quase 7 horas. Mas foi divino!

Um mar de grandes ondas variando de 2 à 3 metros esperava pelos participantes, que deram show incrível para o publico presente, na categoria Stand-up a vitória foi do francês Gil Beurnier, que também é “Big rider”( surfista de ondas grandes ) e detonou a concorrência nessas condições de mar, Xan Sampaio foi 5º colocado. Na categoria Sit-down a vitória finalmente ficou com campeão mundial de 2005, e que havia ganho todas as provas ano passado, o sul-africano Jimmy Visser.

Em agosto, o freeride parou em Bali para uma prova extra, a primeira do gênero já realizada na Ásia, e foi um sucesso! Altas ondas, cerimônias com monstros e dragões etc... Todas as principais autoridades na praia. Venceu novamente o francês Gil Beurnier na Stan-up e o sul-africano James Visser na Sit-down. Xan Sampaio que se encontrava na 3ª colocação até a penúltima bateria, realizou um incrível manobra, um “back-flip” altíssimo, mas ao aterrisar trincou o calcanhar com o impacto, e fico fora da disputa não só da prova, mas também da final do mundial.

A 4º etapa que seria disputada nos Estados Unidos, por problemas de ultima hora, infelizmente teve de ser cancelada, e a 5º e ultima etapa aconteceu no Brasil. Como no ano passado também foi realizada em Imbituba, na praia da Villa, contou com a presença de 28 pilotos de várias partes do mundo, e mais uma vez definiu os campeões de 2006. Na categoria Stand-Up quem venceu a etapa e o evento foi o francês Pierre Maxient, que se sagrou bicampeão mundial, vencendo a última bateria em cima do italiano Bufacci, e na Sit-down a vitória da etapa e do mundial ficou mais uma vez com o sul-africano Jimmy Visser, que é nada mais que 8 vezes campeão do mundo de freeride.

O Mundial de 2007 terá mudanças, aprovadas na reunião anual no Brasil, pela diretoria da IFWA. O sistema de julgamento continua o mesmo, mas o formato da competição será diferente, agora as bateria serão no formato homem/homem tipo eliminatórias, com chaves como no surf ou tênis, o que será mais justo, porque julgará os pilotos na mesma condição de ondas no memso momento.

Outra novidade é o Campeonato Brasileiro, que deverá começar em maio, tendo em 3 etapas, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Será dividido em amadores e profissionais, sendo que os 5 melhores amadores do raking, poderão disputar o mundial do final do ano.

O calendário internacional para 2007 é o seguinte:

Portugal: 15/16 Abril

Espanha: 22/23 Abril

França: 28/29 Abril

USA: Agosto

Brasil: Dezembro

Provas extras: Bali, Marrocos e serem definidas.

No Brasil estão previstas 3 etapas para o Campeonato Brasileiro:

São Paulo

Rio de Janeiro

Santa Catarina

Datas a serem definidas, a partir de maio.

Tchello Brandão


topo

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes