ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello

::: Colunas do Tchello :::
leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 


PROTESTO !!!!!!!!!!!

Uma parte dos moradores da Lagoa da Conceição, representada pela AMOLA (Associação dos moradores da Lagoa), está com projeto de mobilizar a sociedade no sentido de proibir que Lanchas e Jet Skis trafeguem em suas águas.

A principal alegação é quanto a poluição, dotados de dados antiquados não sabem que o mercado náutico nos últimos anos tem assistido uma verdadeira revolução tecnológica com a implantação de sistemas de injeção de combustível eletrônica, e os motores de 4 tempos, portanto é sabido que das embarcações náuticas que mais poluem são os barcos movidos a motor diesel, ou seja a grande maioria, ``bateiras´´ e barcos de pesca. Por viajar muito, já visitei diversos países que possuem lagoas até menor que as nossas e que não são poluídas. O grande vilão da poluição é realmente o esgoto, responsável por mais de 95% da poluição atual da lagoa.

O outro aspecto é quanto a segurança, hoje quando se tira a carteira de Arrais Amador que dá direito a conduzir lanchas e jet skis, o teste é apenas teórico, e somente depois de ter sua habilitação é que o condutor irá aprender a dirigir na prática. Nosso projeto é da criação de Jets / Lancha Escola, como é feito com auto e moto escola, onde o condutor faria aulas teóricas e práticas sobre o funcionamento da embarcação e regras de segurança e condução antes de fazer o exame, este que também deverá passar por um processo de modernização. Há algum tempo que tentamos implantar esse projeto, mas esbarramos na lei de que sem ser habilitado a pessoa não poderia dirigir, e conseqüentemente não poderia aprender na pratica.

Esse projeto deverá ser debatido com a Capitania dos Portos e se aprovado, implantado em parceria. Dos 5 acidentes registrados este ano em todo o estado, em todos os condutores não tinham habilitação, é muito raro habilitados estarem envolvidos em acidentes, o temos é que com a ajuda dos órgãos públicos fazer uma campanha envolvendo lojas e marinas para habilitar proprietários de jet e lanchas.

O acidente que aconteceu e vitimou uma criança foi um fato isolado, e deve ter seus responsáveis punidos de acordo com a lei, mas também têm de se entender as circunstancias dos mesmos, é mais fácil de acertar na mega sena do que um jet ski desgovernado depois de bater em 3 obstáculos acertar as crianças, havia uma enorme área vaga para ele ter parado, foi realmente uma fatalidade. Dizer que nunca mais acontecerá um acidente com uma lancha, jet ski ou bateira é mentira, acidentes de carro, moto, avião acontecem a toda hora e não se proíbe de serem utilizados. Deve-se punir os responsáveis ou "irresponsáveis" e não toda uma sociedade por causa de alguns.

Outra inverdade que está sendo dita é de que a Capitania dos Portos e GBS não vistoriam as embarcações, eles podem não ter os recursos necessários para faze-lo melhor, assim como também não há policiais de trânsito em cada esquina, mas no exato momento do acidente um colega nosso estava parado abordado pela Capitania e tendo sua embarcação e documentos vistoriados, quando os agentes receberam a notificação do acidente e se dirigiram para o local.

Organizamos competições de jet ski há 11 anos no estado, inclusive este ano o Campeonato Mundial será disputado em Florianópolis, o que trás muita mídia , turismo e recursos para a cidade, e nesses anos todos de competição jamais foi registrado nenhum acidente grave, porque nos cercamos de toda segurança necessária, e é com esse pensamento que desejamos aprimorar o aprendizado de futuros condutores de Lanchas e Jet Skis.

Fiquei sabendo do acidente quando assistia o Jornal Hoje da Rede Globo, que logo após dar a noticia do acidente com o Jet Ski noticiou que uma Caravan velha atropelou 12 pessoas que estavam em um ponto de Ônibus, mas nada mais saiu na mídia além desta noticia, ou seja, será uma noticia como essa menos importante do que o acidente com o jet, ou atropelamentos são tão comuns que não dão mais ibope, e o caso do jet ski virou assunto de capa dos principais jornais porque dá ibope.

Em nome da FEMOAESC ( Federação de Motoaquática e Motonáutica do Estado de Santa Catarina) não concordamos com o grupo AMOLA que quer banir da Lagoa da Conceição aqueles que tem o direito de com suas lanchas e jet skis desfrutar da Lagoa da Conceição que é um local público e a TODOS PERTENCE! Não só são os moradores que freqüentam a lagoa, e sim todos os que desejarem tem esse direito. Outras 2 lagoas existentes na ilha são proibidas para enbarcações a motor, esse é o único local com águas calmas para lanchas e jet ski circularem.

Espero que essas pessoas que querem proibir o uso de lanchas e jet ski nunca precisem, elas mesmas ou os seus filhos, serem salvos por um jet ski. Um levantamento realizado com informações da Capitania dos Portos revela que aconteceram apenas 5 acidentes envolvendo jet ski em todo o estado de Santa Catarina durante o verão de 2002, sendo um deles fatal, se levarmos em conta que o estado tem hoje cerca de 5.000 jets registrados, e no verão esse número aumenta bem com os que vem de fora, isso representa 0,01% para o número de acidentes em relação aos usuários, o que é bem menor do que o registrado com lanchas, barcos pesqueiros, e se compararmos a carros e motos então é insignificante. O que acontece é que acidentes com jet ski são raros, e quando infelizmente acontece um chama atenção da mídia, que já está cansada de noticiar acidentes com carros, motos, atropelamentos etc..

Esse foi o único acidente fatal até hoje registrado na Lagoa da Conceição envolvendo diretamente um jet ski, por outro lado há vários casos fatais envolvendo lanchas, bateiras e afogamentos, isso sem falar nos atropelamentos e acidentes nas ruas e avenidas que circundam a lagoa. Agora querem pegar o Jet ski para ``cristo´´ e taparem o sol com apeneira. Um simples jet ski seria capaz de vistoriar toda a lagoa e ainda evitar afogamentos se as autoridades derem condições para tal.

A proposta da FEMOASC é filiar todos proprietários de lanchas e Jet Ski do estado, ser uma entidade que defende seus direitos e também cobra suas obrigações. Queremos disponibilizar para os associados Consultoria Jurídica, Despachante, credenciar boas oficinas e proporcionar desconto aos filiados, promover eventos esportivos e recreativos. Estamos abertos para novas idéias e pessoas dispostas a ajudar.
Entrem em contato para filiação ou sugestão.


Até mais
Marcelo "Tchello" Brandão

topo

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes