ProNautica Lanchas & Jet Ski
Tchello


::: Colunas do Tchello :::

leia mais Leia outras colunas






 

 

 

 

 

 


 

Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp

>  02/11/2013

 

O sábado estava cinzento, chuvoso, e sem sal, mas experimentar o novo Mormaii Belassi B3R, com 315hp apimentou a tarde na marina By Dente em Balneário Camburiú – SC, onde estavam reunidos o staff da Mormaii Motors, mídia, convidados, e claro, Joicimar de Aviz, nosso querido “Dentinho” que recebeu a todos com carinho e a atenção de sempre, ele que agora finalmente recebeu o certificado de licenciamento ambiental de sua marina, cedeu seu estabelecimento para que o engenheiro e diretor técnico da fabrica italiana Benelli, Malcolm Colley, ministrasse quatro dias de treinamento técnico para mecânicos, afim de formar mão de obra especializada por aqui para no novo produto da marca.

Também estava lá presente o modelo de andar em pé, o B3S, com 180 hp que eu já havia testado há dois meses atrás na ProNáutica, teste publicado pela revista Náutica # 299, ambos os jets possuem o mesmo propulsor, o novo motor Benelli de 1.600cc, sendo que a versão sentado, o B3R 265 e 315 possuem um turbo compressor que quando entra em ação para valer, faz o “brinquedo assobiar “na água, acelera muito rápido, mas é ao mesmo tempo um motor progressivo, é fácil de controlar e dosar e velocidade que se deseja andar, sem ter que ficar trabalhando a aceleração, aumentando e diminuindo a todo momento.

Diferente de Sea Doo, Yamaha e Kawasaki, que utilizam o sistema de “Super Charge” para aumentar a potencia de seus motores, e freqüentemente requerem manutenção, uns mais outros menos, o Belassi utiliza um turdo compressor, que reaproveita os gazes quentes do escape, e injeta na admissão, melhorando a queima e a eficiência do sistema, pelo fato dos gazes já entrarem aquecidos, elevando a potencia de uma mais forma mais progressiva em baixas rotações e forma quase ilimitada nas altas rotações, tornando-o em um motor em “elástico”.

O sistema de resfriamento do motor é semi-aberto, como nos Sea Doo, a parte do cabeçote e cilindro são refrigerados por líquido, o radiador no caso deste fica dentro de um pequena mufla acoplada à turbina, e o restante do sistema é refrigerado pela água externa, e se utilizado em água salgada deve ser adoçado. O filtro de óleo é de fácil acesso para manutenção, muitas coisas são bem pensadas neste projeto, a manutenção é feita em conexão direta on-line com a fabrica na Itália, basta baixar o programa, não é preciso nenhum outro “DDC ou HTP “ ou aparelho caro do gênero.

O conjunto vem equipado com o que há de mais moderno em termos de material e eletrônica. O casco é de uma espécie de “compouse”, leve e resistente, pode passar a mão por dentro que não existe a tal rebarba ou fiapos da fibra, os detalhes de espumas e acabamentos todos injetados de altíssima qualidade e tornam o acabamento impecável, a fixação do guidão em alumínio com ajuste de posição, o banco de espuma injetado e toda a ergonomia do conjunto proporciona uma pilotagem gostosa, tanto para passeio como andar mais esportivamente.

O conjunto de ré funciona através de gps e é acionado eletronicamente, possui também trim elétrico, cruise control, acelerador wireless, e tudo que há de mais sofisticado em termos de eletrônica para jet ski, mas aliado ao design e toda essa tecnologia, vem o desempenho, alem do ótimo motor, o casco possui um “v “ mais profundo que o usual que quando se está parado em cima, provoca um balanço lateral muito pequeno, mas assim que se acelera ele firma na água, e corta as marolas e pequenas ondas com grande facilidade, sem “bater” muito, afinal esse puro sangue Italiano teve origem nas pistas.

Além do B3R 315, a linha de jets sentados da Belassi possui as versões 150, 180, 265 hp. São basicamente o mesmo jet, com diferenças na potencia e acessórios.


- clique para ampliar -

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

Teste do novo Mormaii Belassi

 

topo

 

 

Passeios Floripa
Passeios, a nova moda entre os jet skiers…
Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
Passando pelo Rio: Do Rio Boat Show, com as poucas novidades do mundo do jet ski, às sugestões para alteração da Norman, com a regulamentação de vários esportes náuticos no Brasil
Riding in Lake Tahoe !
Fly Board - E o Jet Ski ganha mais um acessório!
Vejam como foi a abertura do Mundial de Freeride 2012 na Europa!
Em Defesa do jet ski
Nem lancha nem jet ski, os jets boats são a sensação do verão!
O “mercado” de jets roubados só aumenta!
Fabricar motores, o próximo desafio da indústria náutica brasileira
O Freeride ou Jet Waves dá o pontapé inicial em mais um Campeonato Mundial
Os novos pilotos atacam novamente!
Campeonatos de jet começam com tudo em 2011
Passeios mais longos, a onda do verão!
Santa Catarina - Um estado inovador
Você já tem o Arrais, mas sabe navegar??
Jet-ski, vilão ou herói!
Dicas de como manter seu equipamento
 Jet Waves 10 - a história de um campeonato
Dicas para comprar um Jet Ski usado
Solidariedade a brasileira ...
Competição : é hora de rever a legislação !!!
A primeira vez...!
E o mercado vai bem, obrigado!
Como é um jet de freeride?
Novos pilotos - 1º Campeonato Brasileiro de Tow-in
Zona de risco
Zona de risco - 2
Sling Waves, o jet ski unindo 2 tribos!
A senadora e o jet ski
O verão vem aí e os velhos problemas também!!!
E o Freeride conquista o mundo !!
História de um jet ski
A explosão do Tow-in
1º IFWA Freeride World Campionship Tour
As leis que deveriam mudar!!!
Uma história evolutiva dos PWC
A Chave corta-corrente
O futuro do Freeride está nas mãos do Brasil
Roubo de Jet Ski, o que fazer?
Regulamentação do Tow-in
Entrevista - Tchello
Defesa do Jet Ski
Jet Waves - Motocross ou Surf !!!
E os 4 tempos vem aí !
Um novo conceito em Jet Ski Park
E o verão está aí !
Expedição Free Load - Jet Pilot em SC
Protesto !!!!!!!!!!!!!!
O Jet como divisor de classes sociais
O inverno chegou
Verão sem acidentes