Teste do novo Mormaii Belassi 315 hp
> 02/11/2013
O sábado estava cinzento, chuvoso,
e sem sal, mas experimentar o novo Mormaii Belassi B3R, com 315hp
apimentou a tarde na marina By Dente em Balneário Camburiú
– SC, onde estavam reunidos o staff da Mormaii Motors, mídia,
convidados, e claro, Joicimar de Aviz, nosso querido “Dentinho”
que recebeu a todos com carinho e a atenção de sempre,
ele que agora finalmente recebeu o certificado de licenciamento
ambiental de sua marina, cedeu seu estabelecimento para que o
engenheiro e diretor técnico da fabrica italiana Benelli,
Malcolm Colley, ministrasse quatro dias de treinamento técnico
para mecânicos, afim de formar mão de obra especializada
por aqui para no novo produto da marca.
Também estava lá presente o modelo
de andar em pé, o B3S, com 180 hp que eu já havia
testado há dois meses atrás na ProNáutica,
teste publicado pela revista Náutica # 299, ambos os jets
possuem o mesmo propulsor, o novo motor Benelli de 1.600cc, sendo
que a versão sentado, o B3R 265 e 315 possuem um turbo
compressor que quando entra em ação para valer,
faz o “brinquedo assobiar “na água, acelera
muito rápido, mas é ao mesmo tempo um motor progressivo,
é fácil de controlar e dosar e velocidade que se
deseja andar, sem ter que ficar trabalhando a aceleração,
aumentando e diminuindo a todo momento.
Diferente de Sea Doo, Yamaha e Kawasaki, que utilizam o sistema
de “Super Charge” para aumentar a potencia de seus
motores, e freqüentemente requerem manutenção,
uns mais outros menos, o Belassi utiliza um turdo compressor,
que reaproveita os gazes quentes do escape, e injeta na admissão,
melhorando a queima e a eficiência do sistema, pelo fato
dos gazes já entrarem aquecidos, elevando a potencia de
uma mais forma mais progressiva em baixas rotações
e forma quase ilimitada nas altas rotações, tornando-o
em um motor em “elástico”.
O sistema de resfriamento do motor é semi-aberto, como
nos Sea Doo, a parte do cabeçote e cilindro são
refrigerados por líquido, o radiador no caso deste fica
dentro de um pequena mufla acoplada à turbina, e o restante
do sistema é refrigerado pela água externa, e se
utilizado em água salgada deve ser adoçado. O filtro
de óleo é de fácil acesso para manutenção,
muitas coisas são bem pensadas neste projeto, a manutenção
é feita em conexão direta on-line com a fabrica
na Itália, basta baixar o programa, não é
preciso nenhum outro “DDC ou HTP “ ou aparelho caro
do gênero.
O conjunto vem equipado com o que há de mais moderno em
termos de material e eletrônica. O casco é de uma
espécie de “compouse”, leve e resistente, pode
passar a mão por dentro que não existe a tal rebarba
ou fiapos da fibra, os detalhes de espumas e acabamentos todos
injetados de altíssima qualidade e tornam o acabamento
impecável, a fixação do guidão em
alumínio com ajuste de posição, o banco de
espuma injetado e toda a ergonomia do conjunto proporciona uma
pilotagem gostosa, tanto para passeio como andar mais esportivamente.
O conjunto de ré funciona através de gps e é
acionado eletronicamente, possui também trim elétrico,
cruise control, acelerador wireless, e tudo que há de mais
sofisticado em termos de eletrônica para jet ski, mas aliado
ao design e toda essa tecnologia, vem o desempenho, alem do ótimo
motor, o casco possui um “v “ mais profundo que o
usual que quando se está parado em cima, provoca um balanço
lateral muito pequeno, mas assim que se acelera ele firma na água,
e corta as marolas e pequenas ondas com grande facilidade, sem
“bater” muito, afinal esse puro sangue Italiano teve
origem nas pistas.
Além do B3R 315, a linha de jets sentados da Belassi
possui as versões 150, 180, 265 hp. São basicamente
o mesmo jet, com diferenças na potencia e acessórios.
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